quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Auguste Rodin

Nascido em 12 de novembro de 1840, em Paris, filho de Jean Baptiste Rodin (oficial de polícia) com Marie Cheffer, Auguste Rodin, um dos artistas considerados mais importantes de sua época, iniciou seus estudos em desenho e modelagem após os 13 anos de idade.
Embora suas esculturas sejam caracterizadas como uma condensação de vários estilos do século XIX como, por exemplo, o Impressionismo, o Realismo, o Romantismo e o Simbolismo, Auguste é considerado um escultor que possui um forte estilo próprio e, suas esculturas, obras originais e brilhantes que carregam consigo características pessoais do artista. Teve como principal influência Michelangelo.
Criticado por sua inovação, sempre recusando o convencional, teve dificuldades como a não exposição de alguns de seus trabalhos.
Em 1908, o escultor se instalou no Hotel Biron, palacete parisiense do século XVIII, transformado depois de sua morte no Museu Rodin, morreu em Meudon em 17 de novembro de 1917.

Algumas obras:
- “O Pensador”. (1880)
-“O Beijo” (1886)
-“Os Burgueses de Calais" (1888)
-“A Porta do Inferno" (iniciada em 1880, não foi concluída)
- “La Danaide”. (1889)

http://www.pitoresco.com.br/escultura/rodin/rodin.htm
http://www.coladaweb.com/artes/rodin.htm

3 comentários:

Alex Rizzi,Milena Fernandes e Patrícia Lotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Rizzi,Milena Fernandes e Patrícia Lotti disse...

Gostamos da história das Danaídes, é realmente muito interessante e o vídeo também nos mostrou obras que ainda não conhecíamos, apesar de apresentar "O Pensador", uma das poucas (se não a única) obras que conhecida por todos os membros do nosso grupo.

Ana Luísa, Hadália Katarini, Morgana e Priscilla Hiromi disse...

É verdade, a obra "o Pensador" é a mais conhecida de Rodin, mas poucas pessoas sabem que é dele... Nós enfatizamos a obra "a Danaíde", pois é uma das obras pedidas pelo PAS.